O Sebrae desenvolveu o programa pensando em como apoiar o empreendedor em toda sua jornada. Um dos principais pontos de apoio é entender se sua empresa realmente precisa de crédito e como esse recurso pode ser utilizado para retomada do seu negócio. Entender se a obtenção de crédito é de fato uma boa opção é uma dúvida muito comum.
A pergunta que deve ser feita é: então, quando o crédito realmente vale a pena?
Basicamente, a resposta é: se você precisa de recursos financeiros imediatos, o crédito é uma opção válida. Agora se a necessidade de recursos não é imediata, que é a forma mais correta de se planejar financeiramente, é importante verificar antes as opções disponíveis para obtenção dos recursos financeiros de que você necessita. Como exemplo, vender ativos não necessários; girar os estoques mais rapidamente com promoções; antecipação de recebíveis; troca-com-troco e diversas outras opções que podem ser planejadas financeiramente. Por isso, a importância do Planejamento para se avaliar e ter mais opções!
A atitude correta a ser efetuada antes de pedir CRÉDITO a uma Instituição Financeira é efetuar um planejamento financeiro. Somente após o real conhecimento da situação financeira e da necessidade, passar então a responder a estas 5 perguntas antes de buscar crédito!
O crédito é uma das opções para equilibrar as finanças da empresa ou mesmo efetuar um investimento. O importante é escolher o tipo de linha de crédito ideal para os seus objetivos e sempre pesquisar para buscar as menores taxas do mercado E/OU “aquela linha que cabe no seu bolso”.
Os benefícios de um planejamento financeiro correto nos levam ao crédito consciente, transformando a(s) linhas de crédito em uma alternativa para resolver problemas e aumentar as possibilidades de negócio da empresa, contribuindo muito para alcançar objetivos mais rapidamente.
Outro benefício da obtenção de uma linha de crédito planejada e consciente é a troca de uma dívida cara por uma dívida mais barata, até “zerar” a situação. Sendo uma ótima opção para quitar dívidas mais caras, como o cheque especial e o cartão de crédito.
Não podemos esquecer que a contrapartida do Acesso ao Crédito é a sua responsabilidade do pagamento! Portanto, conhecendo a origem da palavra “crédito”, que vem do latim “CREDERE”, que significa "acreditar" ou "confiar", podemos dizer que, quando o crédito é concedido a alguém, é porque se confia que aquela pessoa ou empresa vai quitar o compromisso financeiro assumido com quem concedeu o crédito.
A falta de cuidado e principalmente de planejamento financeiro no pagamento do crédito recebido leva a uma segunda situação, que é a sua renegociação. Situação essa ruim para a pessoa ou empresa, pois ocorre a quebra de confiança na relação do crédito leva a uma renegociação mais difícil e em condições financeiras piores.
Para que você entenda o quanto de fato a sua empresa necessita de crédito, precisa saber e responder fundamentalmente: VOCÊ SABE EXATAMENTE O QUANTO A SUA EMPRESA NECESSITA? Não se esqueça que muitas vezes o que parece pode não ser!
A partir do momento que se verifica de qual valor a empresa necessita, as próximas perguntas a serem respondidas são:
Qual é o valor da parcela que cabe no “seu bolso”? É importante nesse momento verificar no seu fluxo de caixa qual o valor de parcela que não irá prejudicar o seu fluxo financeiro.
Definido o valor total do crédito necessário e da sua parcela, conseguimos chegar no tempo da sua responsabilidade financeira, ou seja, na quantidade de parcelas que irá pagar.
Ficou muito longo? Não se preocupe! No primeiro momento é importante que as parcelas impactem pouco o seu fluxo financeiro, então é importante que se tenha um prazo mais longo para pagar.
Com o passar dos meses e com a empresa gerando novas receitas/faturamento, é hora de reavaliar esse fluxo de pagamentos e verificar se vale uma renegociação a fim de reduzir as parcelas, ou mesmo antecipá-las com redução dos juros pagos.
O crédito consciente pode ser explicado como o uso com um planejamento prévio, atento e inteligente dos recursos financeiros obtidos.
Agora, também é importante, para que você não aumente suas dívidas e piore sua situação financeira, que toda a operação de crédito seja avaliada e considerada antes de sua efetivação, demonstrando todo o cuidado que se deve ter com a operação: se tem pré-requisitos; carência; as taxas de juros e encargos financeiros que deverão ser pagos, e que, se não forem levados em consideração, poderão se transformar em uma grande dor de cabeça.
É só isso? Não, também é importante que possam ser verificadas entre as opções disponíveis aquelas que apresentam as melhores condições de uso e pagamento; e que se encaixam no seu bolso e/ou fluxo financeiro.
Ahhh! Também não se esqueça de analisar o valor total do crédito a ser adquirido, já que a obtenção de crédito em um valor maior do que realmente necessitamos, com certeza, dificultará o seu pagamento e transformará essa operação financeira, que em um primeiro momento seria uma alternativa de solução, em um problemão!
O crédito é tão importante que, antes de contratá-lo, orientamos que você busque apoio do Sebrae-SP, através dos seus Consultores e antes da tomada de decisão.
O crédito pode se tornar tanto um aliado quanto um vilão para as finanças da sua empresa. Então que seja um aliado! Um olhar mais técnico e especializado sobre a situação pode, com certeza, auxiliar na decisão acerca da tomada de crédito.
Lembrando que todo o processo de obtenção do crédito deve estar muito bem embasado e fundamentado em informações financeiras da sua empresa. E como elas estão? Você tem todas essas informações para uma tomada de decisão assertiva? E como está a sua gestão financeira?
A resposta é “não sei!” “Não tenho a mínima ideia!” OU “acho que eu preciso de “tanto”? Então é hora de correr atrás do conhecimento e das informações que são necessárias para essa decisão!
Este material tem propósito meramente informativo e não é e não deve ser encarado como uma proposta firme em qualquer hipótese. O conteúdo disponibilizado não deve ser entendido como análise, consultoria ou qualquer tipo de aconselhamento financeiro, especialmente uma análise de risco ou de crédito. Os empreendedores e as empresas são inteiramente responsáveis por quaisquer decisões de solicitação de empréstimo que venham a ser tomadas.
O site do Programa de Crédito Retomada (“Programa”) é uma plataforma de direcionamento de recursos (“Plataforma”) viabilizada pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de São Paulo - SEBRAE-SP (“SEBRAE”), uma entidade associativa de direito privado, sem fins lucrativos, instituída sobre forma de serviço social autônomo, desvinculada da administração pública, nos termos do inciso XVIII do art. 5º da Constituição Federal de 1988, criada pela Lei nº 8.029, de 12 de abril de 1990, regulamentada pelo Decreto nº 99.570, de 9 de outubro de 1990 e, posteriormente, alterada pela Lei nº 8.154, de 28 de dezembro de 1990.
O Sebrae-SP não é uma instituição financeira e não presta serviços financeiros.
Para fins da operacionalização do Programa de Crédito Retomada , o Sebrae-SP atua em conjunto com (i) a BizCapital Correspondente Bancário Ltda. (CNPJ 24.077.504/0001-78), na qualidade de prestadora de serviços de infraestrutura de tecnologia da informação e de correspondente bancário da Socinal S.A. - Crédito, Financiamento e Investimento (CNPJ: 03.881.423/0001-56) e da BMP Money Plus Sociedade de Crédito Direto S.A. (CNPJ: 34.337.707/0001-00), instituição financeira de direito privado, classificada como Sociedade de Crédito Direto (SCD), nos termos e da Resolução nº 4.656/2018 do CMN (“Resolução 4.656/2018”), e (ii) com a Nexoos Sociedade de Empréstimo entre Pessoas S.A. (inscrita no CNPJ/ME nº 34.254.279/0001-51) (“Nexoos”), instituição financeira de direito privado, classificada como Sociedade de Empréstimo Entre Pessoas (SEP), nos termos da Resolução 4.656/2018.
Este site tem propósito meramente informativo e não é e não deve ser encarado como uma proposta firme em qualquer hipótese. O conteúdo disponibilizado não deve ser entendido como análise, consultoria ou qualquer tipo de aconselhamento financeiro, especialmente uma análise de risco ou de crédito. Os empreendedores e as empresas são inteiramente responsáveis por quaisquer decisões de solicitação de empréstimo que venham a ser tomadas.
Ao utilizar a Plataforma, você concorda com nossos termos e serviços (“Termo de Uso”) e com nossa Política de Privacidade, por isso, recomendamos a leitura atenta deste documento.
Termo de uso
Para fins da aplicação dos Termos de Uso e da Política de Privacidade, define-se Usuário como toda pessoa física ou jurídica que acesse o portal https://creditoretomada.com.br.
Alertas iniciais
As fintechs BizCapital e Nexoos somente enviam e-mails após o encaminhamento do formulário do Programa por meio de cadastro para receber informações sobre nossos serviços ou solicitar o crédito.
Nesse sentido, as fintechs adotam uma comunicação segura e eficiente, evitando prática de “spam”.
Se não tiver realizado nenhum cadastro conosco, desconsidere qualquer mensagem recebida, mesmo que ela contenha nomes, marcas, serviços ou ofertas e pareça ter sido enviada pelas fintechs ou pelo Programa.
Em nenhuma circunstância, o Programa exige depósito antecipado para liberação de empréstimos.
Em caso de dúvida sobre a procedência e a veracidade do e-mail, entre em contato imediatamente conosco através dos contatos informados para Suporte.
Eventuais atualizações nos Termos de Uso e na Política de Privacidade estarão disponíveis nesta página de web.